Estudo: afastamento do social e anúncios nativos como alternativa
Pela primeira vez em seus 18 anos de história, o Facebook relatou recentemente um declínio em seus usuários ativos diários, com uma queda de um milhão de usuários ativos no quarto trimestre de 2021, em comparação com o trimestre anterior.
Isso vai de encontro com uma tendência que observamos há algum tempo na Outbrain: cada vez mais pessoas se afastam da navegação irracional para uma experiência de navegação mais intencional e cheia de propósitos. E nosso estudo global* feito em parceria com a Savanta afirma essa tendência, com vários dados que revelam mudanças no comportamento do público.
Aqui está um resumo das principais conclusões com base no estudo Outbrain-Savanta:
21% dos consumidores globais planejam gastar menos tempo nas mídias sociais nos próximos 6 meses.
Destes, 39% estão ficando completamente offline. Cerca de 33% estão trabalhando ou estudando e 36% estão visitando sites com conteúdo editorial, como sites de notícias nacionais e locais e sites de estilo de vida.
Os usuários confiam mais em sites editoriais do que em redes sociais.
75% dos consumidores confiam em conteúdo e recomendações vistas em um ambiente editorial** vs 54% que confiam em conteúdo e recomendações gerados pelos usuários nas mídia sociais.
Além disso, os tomadores de decisão dos lares são significativamente mais propensos a confiar no conteúdo e nas recomendações que veem em ambientes editoriais do que os não tomadores de decisão.
Os anúncios são mais confiáveis em ambientes editoriais da web do que nas mídias sociais.
A confiança do usuário também se estende à publicidade. 68% dos consumidores confiam em anúncios vistos em ambientes editoriais** vs 55% em mídias sociais.
A publicidade nativa é considerada a forma menos intrusiva de publicidade.
Os anúncios em social são considerados o tipo de anúncio mais intrusivo, seguido por anúncios display e de paid search.
Em resposta a essas mudanças comportamentais, os profissionais de marketing devem adaptar e diversificar seus canais de marketing.
Isso deve incluir publicidade diretamente em sites da open web, onde mais usuários da Internet preferem gastar seu tempo e são receptivos a recomendações.
Os resultados da Outbrain apoiam as afirmações do estudo. As campanhas nativas na rede Outbrain superaram os anúncios sociais na qualidade dos leads gerados, engajamento e eficiência de custos para marcas líderes:
- +28% time spent vs social (Ferrero Rocher)
- +180% de leads vs redes sociais (Microsoft)
- -200% CPC vs Social (Brooklinen)
- -42% CPL vs Social (Tacotax)
Pronto para diversificar além do social e obter resultados na open web?
* Outbrain Savanta Power of Native Research. Pesquisa online realizada de 2 de dezembro de 2021 a 4 de janeiro de 2022 na Austrália, França, Alemanha, Israel, Itália, Japão, Espanha, Reino Unido e EUA. N=9.159
** Obs: Média de sites de notícias, sites de estilo de vida e cultura e sites de interesse especial ou hobbies